Lesões nos Membros Superiores

8 jan

As lesões nos membros superiores são pouco frequentes e geralmente pouco incapacitantes entre as bailarinas, mas comuns e muitas vezes limitantes entre os bailarinos, principalmente devido aos movimentos de portê, nos quais eles as carregam para que executem seus movimentos.

Estas lesões são pouco descritas na literatura relacionada do ballet, talvez devido ao maior número de bailarinas do que de bailarinos nas escolas e companhias – assim, o que escrevo aqui é muito mais resultado de minha experiência pessoal do que de dados científicos, e pode estar associado a uma amostra viciada de companhias que realizam o mesmo treinamento e os mesmos exercícios.

Na maioria dos casos, as queixas de dor no ombro estão relacionadas à discinesia escapulotorácica,  que é um problema decorrente do déficit da musculatura paraescapular, que é a musculatura que une o braço e a coluna vertebral. A escápula, junto com a musculatura paraescapular, funciona mais ou menos como o carro de um guindaste: é ela que dá sustentação para os movimentos do braço (ou do guindaste). No caso de fraqueza dessa musculatura, o braço não tem base de apoio firme para realizar os movimentos – como um guindaste não é capaz de levantar um peso se o carro que o sustenta estiver com o freio solto – ou dependerá de um esforço e de um gasto energético muito maior, gerando sobrecarga e o quadro doloroso. O uso contínuo do braço, na presença de discinesia escapulotorácica, pode levar secundariamente a outras lesões, principalmente as lesões dos músculos do manguito rotador (tendões que fazem o movimento do ombro) e as tendinites / tendinopatias.

O fato dos homens realizarem, na maioria das vezes, o treinamento em conjunto com as mulheres – em geral estando estas em maior número e com pouca exigência em relação ao ombro – aparentemente faz com que pouca ênfase seja dada ao fortalecimento adequado desta musculatura. Mais uma vez, será importante avaliar um maior número de bailarinos antes de disseminar este conceito, mas a experiência adquirida até o momento sugere que é importante implementar exercícios para o fortalecimento da musculatura do ombro no treinamento dos bailarinos homens.

Anúncios

Uma resposta to “Lesões nos Membros Superiores”

  1. Maza 26 de janeiro de 2012 às 0:56 #

    Gostei muito da preocupação com as lesões nos bailarinos, algo que não se vê nos blogs aqui do país. Muito legal.
    Vou reforçar a musculação nos ombros, costas e braços, pois nas aulas de ballet não há grande fortalecimento destas áreas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: